Entre os dias 8 e 11 de julho de 2025, os trabalhadores da Cooperativa NATERCOOP participaram da Assembleia Geral Extraordinária para deliberar sobre a proposta do novo Acordo Coletivo de Trabalho, com vigência prevista de dois anos, retroativa a 1º de junho de 2025.
Com o objetivo de garantir a ampla participação da categoria, diretores do Sintracoop – ES percorreram as unidades da cooperativa, do norte ao sul do estado, levando informações detalhadas sobre a proposta e colhendo os votos dos trabalhadores de forma presencial em urnas itinerantes.
A votação registrou um total de 538 votos. Destes, 385 foram favoráveis à aprovação do acordo, 148 contrários e 5 nulos, o que resultou na aprovação da proposta por mais de 70% dos trabalhadores.
As convenções ainda estão em processo de negociação, e é justamente nesse momento que se revela quem realmente assume a responsabilidade de negociar em favor do trabalhador. É fundamental valorizar o trabalhador, que tem o direito de se manifestar por meio do voto — seja para aceitar ou rejeitar a última proposta apresentada pela cooperativa”, destacou o presidente do Sintracoop-ES, Evaristo Lunz Gomes.
O Secretário-Geral da entidade, Everaldo Antônio de Souza, também ressaltou a relevância da mobilização dos trabalhadores: “Essa votação mostra a força da categoria e a importância da união. Só com participação conseguimos avançar na garantia de melhores condições de trabalho.”
Presente pela primeira vez no acompanhamento das assembleias no Espírito Santo, o assistente sindical Fábio Fialho destacou o engajamento dos cooperados: “Fiquei impressionado com a receptividade dos funcionários e a adesão dos trabalhadores durante as assembleias. Isso mostra o quanto eles estão comprometidos com a luta coletiva.”
Conforme estabelecido no acordo aprovado, dentro do período de 12 meses será realizada uma nova votação, específica para o reajuste das cláusulas econômicas, assegurando que os salários acompanhem a inflação e o custo de vida dos trabalhadores.